Relat Rio De Eletronica Basica Diodos Especiais
Os diodos e os transistores bipolares são os semicondutores mais conhecidos e utilizados, o transistor foi inventado em 1948 por S.Bardem e W. H. Brattain da Bell Telephone Laboratories.
O nome transistor é derivado de transferência de resistência, indicando assim um dispositivo de Estado Sólido.
Os elementos Germânio e Silício são os mais utilizados na fabricação de diodos e transistores.
O semicondutor é um material que possui uma resistência entre um condutor e um isolante. A principal característica de um Semicondutor é a sua estrutura atômica, que permite uma condução maior, mediante a ação de impurezas. A adição de elementos de impureza em uma estrutura pura de Germânio ou silício denomina-se dopagem.
A finalidade da dopagem é aumentar a quantidade de cargas livras (positivas ou negativas), que podem mover-se mediante uma tensão externa.
Quando o número de elétrons livres (cargas negativas) é aumentado, o semicondutor é do tipo negativo ou tipo N; Diminuindo o número de elétrons livres o semicondutor torna-se do tipo P. desta forma o semicondutor dopado do tipo N prevalecem as cargas negativas enquanto os do tipo P prevalecem as cargas positivas.
Quando os dois tipos são unidos, o resultado é uma junção PN ou NP.
O material tipo N, é um material formado pelos átomos de GE ou SI que são tetravalentes, os quais são dopados com materiais pentavalentes.
O material tipo P, é um material formado pelos átomos de GE ou SI que são tetravalentes, os quais são dopados com materiais trivalentes.
Entendendo os pontos básicos acima apresentados podemos agora compreender a junção tipo PN – Diodo de Junção.
Ao se combinar o cristal do tipo P com Cristaldo tipo N obtém-se um diodo
(imagem 1 página da apostila de eletrônica 16).
Para entender como é formado um diodo de junção,