Relat Rio De Condutividade Eletrica
Parte 1- Condutividade elétrica
Introdução: A condutividade elétrica é usada para apontar o caráter elétrico de um material. Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduz corrente elétrica. O experimento de condutividade elétrica foi realizado com a supervisão da Professora Paula Cavalcante onde foram testadas varias substâncias, para analisar se são condutores elétricos ou não.
Objetivo:
- Testar algumas substâncias e verificar se elas são ou não um condutor elétrico;
Procedimento experimental
Materiais:
- Béquer;
- Balança analítica;
- Vidro relógio;
- Pisseta;
- Espátula;
- Bastão de vidro;
- Dispositivo simples (constituído por dois eletrodos ligados em série, com uma lâmpada)
- Água destilada;
- Água de torneira;
- Água+ solução de HCl 1mol/L;
- Água+ álcool;
- Sacarose sólida;
- Sacarose fundida;
- Solução de sacarose;
- Cloreto de sódio;
- Solução de cloreto de sódio;
Procedimento: Primeiramente colocou-se 40 ml de Água destilada em um béquer, em seguida ligou-se o dispositivo simples e colocaram-se os eletrodos no béquer de maneira para que ficasse imerso na água, não se encostassem ao fundo do béquer e nem em si mesmos. Realizando esse procedimento com as diferentes substâncias foi possível observar quais são as que acendem e quais as que não acendem. Entre todos os testes realizados as únicas substâncias que acenderam foram: água + solução de Hcl 1mol/L e a Solução de cloreto de sódio.
Resultados e discussões:
Dentre todas as substâncias testadas a Água + solução de HCl 1mol/L e a solução de cloreto de sódio foram as únicas na qual a lâmpada acendeu indicando que são condutores de eletricidade.
- Água + solução de HCl: O HCl é um composto molecular e quando misturado com a água ocorre uma quebra na ligação molecular gerando íons H+ e Cl-. Isso explica a sua condução elétrica.
- Solução de cloreto de sódio: O sal de cozinha é um composto iônico e quando adicionado à água ocorre uma