Relat Rio De Cinzas
FACULDADE DE FARMÁCIA
Fernanda Medeiros
Rayana Feio
Yane Amorim
Relatório da aula prática de Determinação de Teor de Cinzas em Alimentos
BELÉM
2013
1 INTRODUÇÃO
Por definição, cinzas refere-se ao resíduo inorgânico restante da destruição completa da matriz orgânica do alimento. Para sua obtenção é necessário o aquecimento, sob altas temperaturas, onde todas as substâncias voláteis que se decompõe no calor são eliminadas e a matéria orgânica é toda transformada em CO2 e H2O, restando portanto as cinzas.
As cinzas dos alimentos contém principalmente cátion de cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro, cobre, cobalto, alumínio e ânions sulfato, cloreto, silicato, fósforo entre outros.
A determinação do teor de cinzas totais de um alimento serve para se calcular o valor nutritivo de um alimento, fornecendo informações prévias sobre o valor nutricional do alimento, no que se refere ao conteúdo de minerais, sendo o primeiro passo para análises subsequentes. Seve também para indicar o índice de refinação de açúcares e farinhas, também como indicativo de pureza e/ou adulteração, presença de resíduos metálicos.
No presente procedimento descrito neste relatório é visado a identificação de cinzas contidas em alimento, sendo usado um alimento de origem vegetal, a farinha de trigo, como amostra.
2 MATERIAIS E METÓDOS
2.1 MATERIAIS
Espátula
Cadinho de porcelana
Forno mufla a 550ºC
Dessecador com sílica gel
Balança analítica
2.2 MÉTODOS
Pesar de 1 a 5 gramas da amostra em cadinho de porcelana, previamente aquecido em mufla a 550ºC resfriada em dessecador até a temperatura ambiente e pesado; carbonize em temperatura baixa 200ºC e incinere em mufla a 550°C, resfrie em dessecador até temperatura ambiente e pese.
Repita as operações de aquecimento e resfriamento até peso constante.
2.2.1 CÁLCULO
Montar regra de três:
B – A ------ 100%
C – A ------ % de cinzas
A = peso do cadinho
B = peso do cadinho + amostra
C = peso do