RELAT RIO DE CAMPO DIA 22 DE AGOSTO 2015 PROF
Foi realizado um trabalho de campo da disciplina Geomorfologia com o Professor Leandro Pinheiro e a turma de alunos do curso de geografia da Universidade UEMG, ocorrida no dia 22/08/2015, onde visitamos a região do Ribeirão Frutal, próximo à Universidade UEMG em Frutal/MG. O objetivo de estudo foi analisar as irregularidades da superfície terrestre; as diversas formas do relevo naquela área, bem como suas formas e também os fenômenos que ocorrem e que interferem diretamente na formação do relevo. Analisamos também parte do curso do Ribeirão Frutal e a “área ciliar” no conceito da tamanha importância para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. Tudo que vimos, tivemos orientações do Professor Leandro Pinheiro, para compreendermos os processos do passado e atuais.
2- DESENVOLVIMENTO
Um grupo de estudantes do curso de Geografia e eu saímos para um trabalho de campo, sob direção do professor Leandro Pinheiro, com início as 14 horas do dia 22/08/2015, as 14 horas, pois concordamos com os autores GUERRAS,A.J.T. e CUNHAS,S.B. (1995, p.24), quando dizem que "O homem evolui acumulando conhecimentos. Suas necessidades básicas e curiosidades estimularam o interesse por fazer descobertas, criar coisas novas e melhor conhecer ele mesmo e o universo que o cerca.”
O ponto de início para a primeira demarcação da coordenada, foi na Avenida Professor Palmério, próximo à Universidade UEMG em Frutal / MG, e naquele ponto, a latitude foi de 714666 e longitude 7785146. Neste ponto, pudemos avistar que estávamos em alto relevo e víamos de longe os telhados das casas dos bairros próximos.
Caminhamos em declive no relevo em direção ao Ribeirão Frutal. No segundo ponto, a coordenada foi: longitude: 7785114 e latitude 715094., com elevação 491, zona 22.
Neste local já estávamos próximo à área ciliar do Ribeirão Frutal, mas não consta mata neste local. É um lugar com gramíneas, somente. Avistamos próximo alí já uma