Relat Rio De Bromato Mel
1929 palavras
8 páginas
Introdução Atividade realizada em laboratório com amostras de mel. Onde foram apresentadas apenas três das diferentes técnicas que podem ser aplicadas a este alimento para avaliar sua qualidade e pureza. Alimento rico em carboidratos, como a frutose, a glicose e sacarose, resíduo mineral, água, etc. Em função da sua composição algumas análises qualitativas e quantitativas podem ser efetuadas.
Objetivo
Aplicarmos três técnicas, que podem ser utilizadas para detectar a qualidade dos méis que chegam aos consumidores e descobrirmos o que cada uma pode oferecer de dados sobre este alimento analisado. São elas: Sólidos Insolúveis, Índice de Refração / Umidade e sólidos Solúveis e Atividade Diastástica (Atividade de enzimas diastásticas presentes no mel).
Legislação
Resolução - CNNPA nº 12, de 1978
D.O de 24/07/1978
>> Veja a íntegra da Resolução CNNPA nº 12, de 1978 (em formato pdf)
A Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, em conformidade com o artigo nº 64, do Decreto-lei nº 986, de 21 de outubro de 1969 e de acordo com o que foi estabelecido na 410ª. Sessão Plenária, realizada em 30/03/78, resolve aprovar as seguintes NORMAS TÉCNICAS ESPECIAIS, do Estado de São Paulo, revistas pela CNNPA, relativas a alimentos (e bebidas), para efeito em todo território brasileiro. À medida que a CNNPA for fixando os padrões de identidade e qualidade para os alimentos (e bebidas) constantes desta Resolução, estas prevalecerão sobre as NORMAS TÉCNICAS ESPECIAIS ora adotadas.
MEL
1. DEFINIÇÃO
Mel é o produto natural elaborado por abelhas a partir de néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas.
2. DESIGNAÇÃO
O produto é designado, simplesmente por "mel" ou "mel de abelha".
3. CLASSIFICAÇÃO
O mel é classificado:
I - de acordo com o processo de obtenção;
a) mel virgem - produto que flui espontaneamente dos favos, quando desoperculados;
b) mel centrifugado - obtido por processo de centrifugação;
c) mel prensado - obtido por compressão a frio;
d) mel em