RELAT RIO DE AULA PR TICA
Local: Laboratório de química
Objetivo:Fazer a analise da água ,para isso foi utilizado o parâmetro de dureza e o monitoramento da qualidade da água purificada.
Resumo das atividades executadas:
Teste de dureza
A dureza da água é medida pela concentração de cálcio presentes na água, para fazermos o teste utilizamos um erlenmeyer de 125 ml,com volume de 25ml de amostra para fazermos o ajuste do ph em 10 com NH4OH (2 gotas)diluído e para termos uma cor padrão primeiro fizemos o branco.Dessa forma a titulação foi feita com EDTA_Na2 0,01M ,sendo o indicador usado o eriocromo.
Sabendo que o volume gasto para mudança de cor na água deionizada foi de 0,2ml, o da água de torneira foi de 3,9 ml e o fator correção de EDTA_Na2 é 1,baseamos na formula em que:
Dureza=VEDTA*FcEDTA_Na2*1000 (PPM CaCO3) Volume da amostra
Assim substituindo os valores, a dureza da água deionizada foi 8,e da água de torneira foi 156.
Discussão:
Vimos que a concentração de cálcio em uma água deionizada é bem menor do que a de torneira, pois a deionizada passou por processos de maior eficiência durante a retirada do cálcio,já que esta é utilizada em casos específicos ,como por exemplo em laboratórios pois pode ocorrer interferência do cálcio em alguma análise caso sua concentração esteja alta.
Monitoramento da qualidade da água purificada
Esta aula teve como objetivo o primeiro contato com esses aparelhos medidores, a sua manipulação e identificar as funções deles correspondentes.
Para fazer o monitoramento são utilizados métodos de análises instrumentais como potenciômetro, fotômetro, peagâmetro ,condutivimetro ,turvinômetro e outros.Esses aparelhos tem como funções medir o Ph,ORP(potencial redox),STD,turbidez,cor aparente.
Após as análises tivemos os resultados expostos na tabela abaixo: Água purificada
Água bruta
Campo
Bancada
Campo
Bancada
Ph
7,64
_______
7,21
_______
Condutividade elétrica
0,01 us/cm
6,13 us/cm
409 us/cm