Relat Rio De Ansaio De Tra O Axial
423 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTASRELATÓRIO
(Ensaio de tração axial simples)
Profª.: Cristiane Salermo
Alunos: Alex P. Quevedo João Luiz C. Radtke Leonardo Gill Matias Santana Vinícius Gomes Jânio da Silva Júnior
Ago/14
Pelotas, 18 de Agosto de 2013.
RELATÓRIO
1. Objetivo.
1.1 Realização de ensaio de tração simples de material metálico em laboratório para determinação das propriedades mecânicas do material, conforme estabelece a NBR-6152/2002.
2. Descrição e procedimento.
2.1 Material.
O material analisado é Aço carbono de CA-60, usado em construções de estruturas de concreto armado.
2.2 Ensaio.
Conforme NBR-6152/2002.
O ensaio consiste em solicitar o corpo de prova com esforço de tração, geralmente até a ruptura, com propósito a determinar uma ou mais das propriedades mecânicas definidas. O ensaio deve ser realizado à temperatura ambiente, entre 10-35 ºC, salvo se for especificado desses limites. Ensaio sobre condições controladas podem ser executadas à temperatura 23-+5 ºC.
2.2.1 Escolha da amostra:
Como geralmente as barras de aço são vendidas em fios de 12m de comprimento, pegamos apenas 50cm para análise. A amostra (corpo de prova) deve estar limpa, isento de ferrugens, óleos, gorduras, impurezas, etc..
2.2.2 Dados da amostra (C.P.)
Com auxílio de uma régua com escala milimétrica, tomamos o comprimento inicial e denominamos como (L0), em seguida, com o paquímetro medimos o diâmetro inicial e denominamos como (di), por fim, com emprego de uma balança fazemos a leitura da massa do corpo de prova e denominamos como (M). Podemos verificar na figura1.
Assim temos:
L0= 406mm di= 5,00mm
M= 61,92g
(foto 1) coletados as informações
2.2.3 Preparo da amostra (C.P.)
Marca-se um ponto no eixo e dois pontos cerca de 10cm afastados do eixo, zona onde de concentração de tensões e deverá ocorrer o rompimento do corpo de prova.
2.2.4 Rompimento do (C.P.)
Para ocorrer o rompimento do corpo de prova utiliza-se a