Relat Rio Cin Tica
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS – CFM
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL II – QMC5134
PROFESSOR: ADAILTON JOÃO BORTOLUZZI
Estudo Cinético da Troca de um Cl- do
[trans-Co(en)2Cl2]+ por H2O
Manuella Alves
Juana G. Stollmaier
Paola Crocomo
Willian Demos
Grupo G1
Florianópolis,
15 de junho de 2015.
1. INTRODUÇÃO
O estudo cinético de complexos metálicos é de grande importância, pois através dele pode-se ter ideia de como o centro metálico interage com os ligantes coordenados e com que facilidade estes ligantes podem ser trocados por outros ligantes de campo mais forte, dando uma maior estabilidade ao complexo.
Além dos ligantes de campo forte, existem ligantes que formam quelatos com o metal, formando anéis de 5 ou 6 membros, tendo constantes de troca baixos, em relação a complexos monodentados. A formação de um quelato constitui na coordenação de um sítio coordenante do ligante. Após a coordenação de um sítio, o ligante já tem uma estrutura pré-organizada para coordenar com o outro sítio.
O estudo desta troca pode ser feito através da variação da temperatura, obtendo valores de energia de ativação da reação e constantes de formação a várias temperaturas.
OBJETIVOS
a. Geral
Estudar a troca do ligante Cl- por H2O no complexo [trans-Co(en)2Cl2]=
b. Específicos
Calcular a energia de ativação (Ea) através das absorvâncias obtidas em várias faixas de temperatura.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
2.1. Síntese do complexo [trans-Co(en)2Cl2]+
Em uma cápsula de porcelana foram misturados água destilada e cloreto de cobalto(II) hexahidratado. A mistura foi levada até a capela onde se adicionou uma solução de etilenodiamina (10%) a agitação constante até total dissolução dos sólidos.
A solução ficou castanha escura e a está gotejou-se água oxigenada (30%) durante 15 minutos com adição suave. Depois, a solução permaneceu em