Relat Rio Calorimetria
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Física
Calorimetria
Maringá, novembro de 2014.
Resumo
Neste relatório sobre calorimetria, trataremos de apresentar as análises feitas sobre quantidade de calor, onde pode-se observar que, quanto maior a massa, maior a quantidade de calor necessária para se obter o equilíbrio térmico entre o sistema. Fato este comprovado durante o experimento cuja foi dividido em duas partes, sendo a primeira realizada para a obtenção da capacidade térmica do sistema a partir de um calorímetro contendo água, pois seu calor específico é conhecido. A partir desse dado encontrado, pode-se então na segunda parte deste experimento, obter o calor específico do óleo ao substituir a água pelo óleo de soja, cujo valor encontrado foi de valor este muito próximo do valor teórico de , portanto, seu desvio percentual foi de 10%. Dessa maneira, seus resultados encontram-se dentro dos padrões esperados, portanto, são aceitáveis.
1. Introdução
A calorimetria estuda o fenômeno de transferência de energia, na forma de calor, de um corpo a outro, de todas as maneiras possíveis. Essa energia está associada à vibração das partículas que constituem o corpo.
Além disso, ocupa-se com o efeito que essa transferência provoca no estado de um corpo: sua fusão, seu endurecimento, sua evaporação e outros fenômenos decorrentes da perda ou aquisição de calor, também identificado como energia térmica. [1]
O parelho utilizado nessa medida é o calorímetro, sendo o mais simples deles, o calorímetro de água. Sendo assim, quando uma transformação ocorre no interior desse calorímetro , a água contida sofre aquecimento ou resfriamento.
Dessa forma, como a calorimetria é a base para o estudo da termodinâmica, que estuda as relações entre energia térmica e energia mecânica, então, é necessário lembrar que, a transferência de calor de um ponto a outro de um meio se dá através de três processos diferentes: