Relat Rio AV2 R4

1752 palavras 8 páginas
Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
Curso: Engenharias

Disciplina: Física Experimental

Professor (a): ROBSON FLORENTINO
Nome do Aluno (a): André
Nome do Aluno (a): Janaína
Nome do Aluno (a): Karina
Nome do Aluno (a): Vinícius

Código:

Turma:

Data de Realização:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:

Nome do Experimento: Energia Eólica em Energia Mecânica através do Sistema Biela Manivela
Objetivos:
Este experimento tem como objetivo demonstrar, através dos conhecimentos adquiridos através dos estudos da disciplina Física Experimental, a transformação da energia eólica em energia mecânica através da transmissão do movimento angular para o movimento linear. Essa transmissão será realizada através do mecanismo biela manivela, que é maciçamente utilizado em projetos de máquinas.

Figura 1 - Experimento

Introdução teórica:
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.1 O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

Figura 2 - Moinhos de vento com um moderno parque eólico ao fundo, nos Países Baixos.

Figura 3 - A bolina sob o barco a vela oferece resistência lateral à ação do vento, permitindo um avanço gradual através do vento.

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.
Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e

Relacionados