Relat Rio Aula Pr Tica De Qu Mica
Questão 1)
Questão 2)
A análise dos resultados das duas experiências foi feita com base em conceitos da cinética química. Mais especificamente: Energia de Ativação e Energia Cinética. A Energia de Ativação diz respeito a quantidade de energia necessária para que uma reação se inicie. A quantidade necessária desta energia está diretamente relacionada a questões como pressão , concetração e temperatuda (estes dois últimos puderam ser analisados via experiência). Energia cinética, por sua vez, trata do grau de movimentação das moléculas, fator este que interfere nas reações que estas moléculas vão desencadeiar.
Questão 3)
Questão 4)
O aço queima com mais dificuldade no ar com 20% de O2 pelo fato da quantidade de moléculas de óxigênio presentes na reação serem menor. Como há menos moléculas de oxigênio presentes na reação, há menos choques entre as moléculas de aço de de oxigênio. Deste modo, a reação tem início, mas como a concentração de O2 é menor a reação é menos intensa que a com a reação com o ar com uma quantidade de 100% de O2.
Neste segundo caso, como há mais moléculas de O2 a quantidade de choques entre as moléculas de aço e O2 são maiores. Sendo assim a reação se dá de maneira mais intensa. Concluindo, a concentração de O2 no ar alteração diretamente a frequência das colisões.
Questão 5)
Segundo a teoria da cinética química, a temperatura do ambiente influência diretamente na velocidade da reação. Em ambientes mais quentes a energia cinética média das moléculas, fazendo com que aumente o número de moléculas em condições de chegar ao estado de complexo ativado. Deste modo, a medida em que se decresce a temperatura a energia cinética média das moléculas vai diminuindo e com o passar do tempo vai se tornando cada vez mais difícil da molécula conseguir chegar ao estado de complexo ativado. Com relação às temperaturas no freezer e na geladeira percebe-se que, por ser menos quente do o freezer, na geladeira a energia