Relat Rio Aula 2 E 3 RES
Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena -
Curso: Agronomia
Disciplina: Tecnologia da Produção Vegetal – Prática
6º Período
Professora:
NOME
DATAS DAS AULAS: 27/08/2014 e 03/09/14
RELATÓRIO – AULA 2 e 3
“Extração de sementes e semeadura de porta-enxerto de citros”
1. Características da planta:
- Espécie: Citrus limonia Osbeck;
- Nome (s) comum (uns): limão Rosa, limão Cavalo, limão Francês, limão vinagre, limão Égua, limão Capeta, limão China, limão Tambaqui e limão Galego;
- Família: Ruteaceae
- Origem (de onde é nativa): China;
2. O que é um porta-enxerto? Qual a finalidade de se utilizar porta-enxerto na Citricultura?
Porta-enxerto é a porção da planta que forma o sistema radicular e é comumente utilizado quando as condições de solo são adversas ao desenvolvimento radicular da variedade copa.
As árvores de Citros são, via de regra, propagadas em porta-enxertos, pois esse sistema oferece vantagens que são benéficas às árvores independentes do seu uso, quer seja produção comercial ou ornamental. As principais vantagens do seu uso são as seguintes : redução da juvenilidade (árvores enxertadas entram em produção mais cedo e são mais regulares quanto à produção e uniformes em tamanho), adaptação ao meio ambiente ( tolerância com relação a vários fatores como solo, pragas e doenças) e desempenho na produção (As interações entre a copa, porta-enxerto e meio ambiente afetam as relações da planta com vários fatores, como crescimento, absorção de nutrientes, produtividade etc).
3. O que é uma muda de citros certificada?
Em se tratando de mudas certificadas, os porta-enxertos devem ser produzidos no interior de ambiente protegido a partir de sementes de plantas-matrizes ou de sementeiras registradas. As matrizes devem apresentar características genéticas e sanitárias bem definidas, podendo ser cultivadas em condições de campo. Carvalho et al.