Relat Rio Atividade Pr Tica
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
Brunna Ventura Constantino, Camila Neis Pinheiro, Débora Kronbauer e Guilherme Lunardon de Borba
Montenegro, 19 de outubro de 2012
SUMÁRIO
1. DESENVOLVIMENTO: PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.1 Relatório diário e considerações gerais 1 1.2 Explicação e caracterização do odor 2 1.3 Equação química representando o processo 2 1.4 Conceito de destilação 2 1.5 Conceitos do metanol e processos de obtenção 2 1.6 Conceitos do etanol e processos de obtenção 3 1.7 Conceito de álcool anidro 3 1.8 Bebidas destiladas e fermentadas 3
2. REFERÊNCIAS 2.1 Bibliografia 4
1 – O que ocorreu ao longo dos dias?
15/10 – Nesse dia, demos inicio ao experimento, para que a duração de três dias fosse completada. Realizamos três tentativas.
Na primeira, colocamos o caldo de cana até a metade do copo e, em seguida, acrescentamos uma quantia de fermento biológico, sem misturá-los. Logo após, lacramos a mistura com o papel filme, a fim de tornar o recipiente anaeróbico, ou seja, sem a entrada de ar no meio. Ocorrência que danificaria o processo de fermentação. Decorrido certo tempo, porém, as substâncias mantiveram-se misturadas. A coloração era “café com leite”.
Na segunda tentativa, repetimos o processo, com exceção de que, desta vez, misturamos os itens. Houve, entretanto, transbordamento.
Na terceira tentativa, o processo foi igual à segunda, só que em um copo maior. Dessa vez a experiência foi bem sucedida, sendo esta a que seria observada ao longo dos dias.
Na mesma tentativa pudemos observar o processo de fermentação, que, assim que começado, aconteceu rapidamente. O líquido foi subindo gradativamente, conforme o fermento biológico agia com o caldo. Era o açúcar da cana reagindo aos microorganismos que compõem o fermento. Processo de transformação que faz com que essa mistura, com o passar dos dias, se torne