Relat rio Anal tica condutividade pronto
527 palavras
3 páginas
OBJETIVOObjetivou-se, neste trabalho, definir a medida da condutância de amostras de água mineral engarrafadas de distintas origens e também de uma amostra de um determinado álcool combustível; por meio da técnica de condutometria direta, que utiliza um condutivímetro com um eletrodo de placas de platina. Os valores de área e distância entre as placas do mesmo já são previamente conhecidos. Objetivou-se, também, comparar os valores obtidos experimentalmente com a legislação vigente e com os valores indicados nos rótulos dos produtos. Além disso, compreender o funcionamento do condutivímetro de bancada e os conceitos essenciais relacionados à técnica experimental, juntamente com o entendimento dos dados experimentais. E, com isso, elaborar um relatório da análise condutométrica efetuada no laboratório de química.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com os dados de condutividade experimentais obtidos e com os informados nos rótulos das águas minerais analisadas, elaborou-se a Tabela 1 que contém as informações:
Amostra
Condutividade indicada no rótulo (µS/cm)
Condutividade obtida experimentalmente (µS/cm)
Crystal
358
459
Água da Pedra
342
280
Floresta
245
290
Sarandi
347
335
Versant
99,4
108,2
Tabela 1 – Condutividades indicadas e experimentais
Com base nos valores da Tabela 1, observa-se que todas as marcas de água mineral apresentam divergência no valor de condutividade informado no rótulo em comparação com os valores obtidos experimentalmente. Entretanto, algumas marcas apresentam uma discrepância mais considerável em relação às outras. A partir dos dados, pode-se determinar o erro relativo para a análise em termos de porcentagem, e embasado nisso, estabelecer o quão divergentes as informações prestadas estão. Para esse cálculo utilizou-se a Equação 1:
Equação 1 – Cálculo de erro relativo
Utilizando-se a equação citada acima, foi possível obter a diferença percentual para cada uma das amostras. Embasado nisso, observou-se que as marcas de água mineral