Relat Rio 17
DISCIPLINA: CITOGENÉTICA
ACADÊMICA: LISANDRA ZARDO TESSARO
Relatório aula prática: OBSERVAÇÃO DE MITOSE
Do mesmo modo que uma fábrica pode ser multiplicada pela construção de várias filiais, também as células se dividem e produzem cópias de si mesmas.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
Nesse processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.
Para entendermos melhor, realizamos observações em microscópio no laboratório da Universidade, a partir da observação de mitose em raiz de cebola.
1- Obtenção das raízes do material
Material utilizado: Cebola (Allium Cepa)
Procedimento: Antes da aula é preciso retirar as raízes velhas da parte inferior do bulbo de uma cebola com uma lâmina de barbear. Em seguida, colocar a cebola sobre um recipiente com água, de maneira que apenas a parte inferior do bulbo toque a água. Após cerca de 24 horas as raízes iniciam o seu desenvolvimento. Quando as raízes tiverem com 1 cm, secionar a extremidade com o auxílio de uma lâmina de barbear ou de pinça de ponta fina.
Obs: Armazenar em frasco de vidro escuro ou embrulhado em papel alumínio para evitar o contato com a luz.
2- Fixação:
Após a retirada das extremidades das raízes mergulhá-las no fixador , 3 partes de álcool e 1 parte de ácido acético. (colocado as 21horas). O material deve permanecer no fixador por um período de 2 à 24 horas(no mínimo 12h). A seguir, as pontas de raiz são transferidas para uma solução de álcool 70% congeladas até o uso.