Relat rio 10
Jessica Cristina ___________________________
Estudo do equilíbrio Cromato-Dicromato Introdução: Muitas reações químicas são reversíveis, atingindo-se um equilíbrio entre reagentes e produtos, como é o caso dos íons Cromato e o Dicromato. Caso haja uma perturbação no sistema, como a adição de alguma substância, o equilíbrio da reação sofre alteração, deslocando-se para o sentido que amenize a perturbação causada, como estabeleceu Le Chatelier.
2) Questionário
1. Ao adicionar-se um ácido que libere H+ no equilíbrio cromato-dicromato, o equilíbrio da reação desloca-se para direta, segundo a equação:
2CrO42-(aq) + 2H+(aq) Cr2O72-(aq) + H2O(l)
Portanto, como realizado no experimento da aula do dia 11 de Junho, o tubo de ensaio contendo cromato de potássio (cor amarelada), passará a conter uma cor alaranjada, já que o equilíbrio deslocará para a direita, aumentando a concentração de dicromato de potássio.
2. Ao adicionar-se uma base que libere OH- em solução aquosa no equilibro cromato-dicromato, o equilíbrio da reação desloca-se para esquerda, segundo a equação:
2CrO42-(aq) + H+(aq) Cr2O72-(aq) + OH-(aq)
Com isso, aumenta-se a concentração de OH- do lado direito da reação, segundo a lei de Le Chatelier, o equilíbrio se desloca para a esquerda a ponto de amenizar o distúrbio causado ao acrescentar OH- na solução.
3. Adicionando solução de Ba(NO3)2 em solução de Cr2O72- não ocorre alteração, permanecendo uma solução alaranjada, já quando o nitrato de bário entra em contato com CrO42-, forma precipitado amarelado, que é o BaCrO4. A formação de BaCrO4 ocorre porque tanto o íon cromato e o bário são compostos pequenos, aumentando a atração que um exerce pelo outro, formando um precipitado. Porém, ao aumentar a concentração de íons Cr2O72- com o acréscimo de um ácido na solução, volta a ocorrer a dissolução do Ba2+ formando novamente uma solução alaranjada e sem a