Relat Rio 1
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO
1. INTRODUÇÃO O amido é um polissacarídeo constituído por um grande número de monossacarídeos (glicose) unidos por ligações glicosídicas (reação entre dois grupos hidroxilas com liberação de uma molécula de água). É insolúvel em água, tem sabor doce e é desdobrado em maltose (e esta em glicose), através de varias reações químico catalisado por enzimas especificas: amilase salivar e pancreática. A amilase salivar ou ptialina é segregada pelas glândulas salivares. As enzimas são proteínas compostas por aminoácidos e atuam como biocatalisadores que regulam a velocidade de muitas reações químicas envolvidas no metabolismo celular. A substância sobre a qual uma enzima atua chama-se substrato. Este ao se ligar ao centro ativo da enzima é convertido em outra substância. 2. OBJETIVO
Nesta aula pratica tem como objetivo observar ação da amilase salivar sobre amido através da ação das enzimas em diferentes condições experimental.
3. MATERIAL
02 tubos de ensaio
Estante para tubos
Água destilada
Solução de amido
Solução de HCl(10%)
Lugol
4. METODOS
Montamos o experimento nas diferentes condições conforme a tabela abaixo. Após 15 minutos pingamos uma gota de lugol em cada tubo e observamos a reação formada.
Numero
Testes
Tubo 1
2 mL de água +2 mL de solução de amido + mL de saliva
Tubo 2
2 mL de solução de HCl(10%) + 2 Ml de solução de amido + 1 mL de saliva
5. RESULTADO E DISCUSSÃO
No experimento houve uma mudança de coloração, pois o amido reagiu com a saliva.
Quanto mas acido menos ação da enzima,
A amilase salivar apenas atua em situações de pH próximo da neutralidade, motivo pelo qual o pH da boca varia entre os 6 e os 7.4. A sua ação prolonga-se mesmo no decurso do processo de deglutição, até à chegada ao estômago, onde é inativada pelo pH ácido do suco gástrico.
Mau grado a ação da a- amilase, a ação enzimática na cavidade bucal tem pouca expressão no processo digestivo, devido