Relat Rio 1 Semana Qu Mica Pr Tica
Descreveremos o relatório, como base, nossa ida ao laboratório na primeira aula prática da semana, citando primeiramente alguns itens básicos de proteção, riscos existentes, os tipos de vidrarias e o ambiente laboratorial.
TÉCNICAS DE PROTEÇÃO NO AMBIENTE DO LABORATÓRIO Citaremos como formas de proteção, o fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados a cada tipo de risco. Treinamento de segurança para o laboratorista sobre o uso correto de equipamentos de proteção coletiva (EPC), uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados ao risco, prevenção e combates a princípios de incêndio, abandono de áreas, primeiros socorros, treinamentos sobre os perigos de estocagem, manuseio, derramamento e descarte de produtos químicos.
RISCOS
São inúmeros os riscos existentes nesses ambientes de trabalho onde podemos citar os riscos QUÍMICOS, e riscos FÍSICOS Químicos: vapores, poeiras, fumos, névoas, gases, compostos químicos em geral. Físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, não ionizantes, frio, calor, pressões anormais.
VIDRARIAS DE LABORATÓRIO São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
ESPAÇO DO LABORATÓRIO
É um recinto onde são encontrados equipamentos específicos para pesquisa e manipulação de reagentes químicos
OBJETIVO
Apresentar aos alunos o ambiente laboratorial e técnicas de segurança, além de conhecer os principais materiais utilizados, como vidrarias e outros instrumentos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais de vidro
Tubo de ensaio
Béquer
Erlenmeyer
Kitassato
Funil
Bureta
Balão volumétrico
Proveta ou cilindro graduado
Pipeta
Bastão de Vidro
Cuba de vidro ou cristalizador
Dessecador
Condensador
Funil