Relat Rio 07 Determina O Do Momento De Inercia De Um Volante
Cheyenne Dias
Centro Universitário Franciscano – UNIFRA e-mail: cheyenne.dias@unifra.edu.br
Resumo: Neste experimento vamos determinar o momento de inercia de um volante que desce um plano inclinado.
Introdução
A grandeza física associada à inercia de rotação é denominada momento de inercia. O momento de inercia expressa a dificuldade em alterar o estado de movimento de um corpo em rotação, assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento. Então momento de inercia é a resistência à mudança da velocidade angular do corpo.
O momento de inercia, também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação, ou seja, quanto maior for o momento de inercia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar ou alterar sua rotação, pois a distribuição da massa é mais distante do eixo de rotação. (01)
A velocidade da rotação, é constante para todas as partículas do corpo. (02)
Onde a velocidade escalar : (03)
Um corpo é constituído de partículas, e cada uma de suas partículas tem velocidades diferentes. Assim como cada partícula possui uma velocidade angular diferente, cada partícula também possui energia cinética de rotação diferente. (04)
É possível descrever o Princípio da Conservação da Energia Mecânica com a energia cinética da rotação. A Lei da Conservação da Energia Mecânica afirma que a energia total do sistema é sempre constante. (05)
Procedimento experimental.
Neste experimento, mediu-se a massa de um volante com auxílio de uma balança e o raio com auxílio de um paquímetro (possuindo raio interno e externo)
Em um plano inclinado de altura h e distância d, os objetos foram soltos e com auxílio do cronometro foi medido o tempo de descida no plano inclinado. Foi feito uma série de três repetições, encontrando assim o tempo médio de descida
Resultados.
Para melhor visualização e entendimento de cálculos e resultados assim como o