Relat Rio 05 De Eletr Nica B Sica
Alexandre Siqueira da Silva
Anderson Jorge Guimarães Carneiro
Éder Felipe Guimarães Figueira
UFOPA
anderjgc@hotmail.com
Resumo - Este relatório pretende descrever experimentos realizados com um circuito amplificador de um único transistor. O circuito foi anteriormente projetado com auxílio do simulador Multisim, e os dados obtidos serão usados para a montagem do circuito e validação.
I. INTRODUÇÃO
O circuito proposto é mostrado na Figura 1. Como parâmetros iniciais, determinou-se os valores abaixo.
Fig. 01 Amplificador
II- A TEORIA
Gerador de sinais;
Fonte de tensão;
Multímetro de bancada;
Protoboard;
1 Resistor de 10 Ω;
1 Resistor de 10𝐾;
Transistor 2N3904;
Capacitor Cerâmico;
Amplificador Operacional;
Primeiramente selecionamos os componentes necessários para a montagem do circuito proposto (Figura 02).
Ganho de Tensão – Para que a amplificação seja viável, inclusive para sinais de baixa amplitude, como sensores, é necessário que o amplificador possua um alto ganho de tensão. Idealmente esse ganho seria infinito.
Resposta de Frequência – Para que um sinal de qualquer frequência possa ser amplificado sem sofrer corte ou atenuação, é necessário que o amplificador tenha uma largura de faixa muito ampla, estendendo-se desde zero a infinitos hertz.
Sensibilidade à Temperatura – As variações térmicas podem provocar alterações acentuadas nas características elétricas de um amplificador. O ideal seria se um Amplificador Operacional não apresentasse sensibilidade às variações de temperatura.
III – RESULTADOS OBTIDOS
Geralmente, empregando o transistor como amplificador, as variações da polarização de base são provocadas pela aplicação de um pequeno sinal c.a. na entrada, que aparece na saída com seu valor ampliado, mas sendo um reflexo fiel da entrada.
Tensão de entrada (, tensão que é aplicada na entrada para ser amplificada.
Tensão de saída , tensão alternada que se manifesta nos extremos da carga.