Relat Rio 04
Determinação do átomo-grama do Zinco através da eletrólise
Temperatura: 27°C
Pressão: 759mmHg
Objetivo: A prática realizada no laboratório tem como principal objetivo determinar o Átomo-grama do zinco através da eletrolise de ZnSO4. Resultados e Discussão: No procedimento 4.4 utilizamos uma palha de aço para limpar uma placa de cobre e uma de zinco. Após lixadas e lavadas as amostras foram pesadas. Com uma fonte e um béquer foi montado um circuito onde a placa de cobre foi conectada ao fio negativo e de zinco ao fio positivo, e no béquer adicionado ZnSO4 até cobrir parcialmente as amostras. Com uma voltagem de 1.1V foram anotadas 20 correntes elétricas diferentes a cada minuto , totalizando 20 min. Os resultados obtidos foram:
Media de correntes:
0,22
Após esse tempo as amostras foram desconectadas dos eletrodos, lavadas e novamente pesadas. mi Zn= 8,388g mi Cu= 11,970g mf Zn= 7,448g mf Cu= 12,055g
atg Zn tabelado= 65,41g atg Zn calculado:
MM= 62,14g
Erro absoluto: |teórico – experimental|= 3,27
Erro relativo: (|teórico – experimental|/ teórico) *100= 5%
Conclusão:
O valor do átomo-grama do zinco obtido chegou próximo do valor atômico tabelado, porém acreditamos que poderia ser mais próximo se não houvessem os erros no meio do experimento.
Fontes de erro:
Neste experimento ocorreram uma série de erros. Um dos erros foi a fonte que teríamos que usar para o experimento; Nossa fonte não mostrava valores da amperagem, sendo assim as reações aconteceram sem que tomássemos nota das amperagens. Outro erro foi novamente em um material, um dos cabos de ligação estava com o grampo “frouxo” e nossa placa de cobre não ficou totalmente presa. Além disso, assim que a reação terminou deixamos a placa de cobre já parte galvanizada cair no chão, o que provavelmente resultou em perda de material. Para completar a série de erros, pesamos a placa ainda úmida ao invés de deixar em capela para secar.