Relat Rio 02 Teoria Dos Erros
I. RESUMO
Abordaremos os conceitos e a aplicabilidade da chamada “Teoria dos Erros”, em que foi possível visualizar os erros e incertezas acerca de medições efetuadas.
II. OBJETIVO
O objetivo principal foi tomarmos conhecimento da chamada “Teoria dos Erros”, onde foram abordados os conceitos e sua aplicabilidade, ou seja, em uma medição, em que ocorre a tomada de uma ou várias medidas para comparação, determina-se a melhor aproximação possível para o valor verdadeiro, bem como, determinar o grau de precisão e confiança na medida da grandeza física.
Tais cuidados ocorrem, pois tais medições acarretam erros e incertezas ocasionadas por diversos fatores, ou seja, instrumento utilizado, processo de fabricação, leitura de dados divergentes, etc.
III. INTRODUÇÃO TÉORICA
Independente do processo de medição e do instrumento utilizado ocorre erros, ou seja, ocorre a diferença entre um valor medido e o valor real e, consequentemente, a chamada incerteza caracterizada pela diferença entre o valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que se aproxima do valor real.
Isto se deve em virtude de algumas variantes, como: imperfeições no processo de fabricação, calibração dos instrumentos de medição, erros de arredondamento, etc.
Podemos classificar esses erros como:
Grosseiros: muitas vezes causados pela distração, imperícia, leitura errônea do instrumento, registro incorreto, etc.
Sistemáticos: ocorre na falha do método empregado, do instrumento de medição, ou mesmo, ambiental.
Aleatórios: são aqueles provenientes de fatores que não podem ser controlados ou não foram controlados, como por exemplo, correntes de ar ou vibrações ou mesmo determinantes físicos do operador.
Para se determinar a incerteza de uma medida, calcula-se a variabilidade ou a dispersão dos resultados de uma medida. Podemos utilizar as seguintes abordagens:
Desvio absoluto de uma medida;
Desvio Médio;
Desvio Médio Quadrático;
Desvio Padrão;
Desvio Padrão da Média
IV.