Relat Rio 01 Evaporador

3584 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
FEAU

EVAPORADOR

Integrantes:

Santa Bárbara d’Oeste
11 de setembro de 2012
1. RESUMO
Através do experimento realizado foi possível a determinação, através do balaço de massa e de energia do processo, o levantamento das vazões mássicas do sistema e a demanda de energia para a concentração da solução de sacarose, cujo sistema demonstrou ser pouco eficiente, ou seja, foi notado um grande desperdício de energia (EV = 10%).
Sabendo que basicamente um evaporador consiste de um trocador de calor para aquecer a solução à ebulição e um separador do vapor formado pela fase líquida em ebulição. O produto de um evaporador é geralmente a solução concentrada e que o meio de aquecimento normalmente utilizado é o vapor d’água, que, ao passar pelo trocador, passa ao estado líquido cedendo o seu calor de condensação para a solução que então entra em ebulição, deve-se antes de qualquer coisa, ter conhecimento sobre as propriedades termodinâmicas dos fluidos do processo para que se dimensione o sistema de acordo com as reais necessidades.

2. INTRODUÇÃO
Evaporação é a remoção do solvente, em forma de vapor, de uma solução. Esta operação ocorre em um equipamento adequado, denominado evaporador, e é utilizada para concentrar uma solução composta por um soluto não-volátil e um solvente volátil. A concentração ocorre por meio de ebulição da solução com a retirada do vapor gerado. Na maioria das aplicações o solvente é a água, o soluto é um solido com pressão de vapor muito baixa e o produto que se pretende obter é a solução concentrada. Porem, em algumas situações, como a produção de água potável a partir de água do mar, o produto principal é o vapor gerado, e não a solução concentrada. Há situações em que as soluções podem ser compostas por dois líquidos, apresentando um deles pressão de vapor muito baixa [1].
Para que a evaporação ocorra deverá ser fornecido o calor

Relacionados

  • Filosofia
    38528 palavras | 155 páginas