Relat Org V Aa
Instituto de Química
Departamento de Química Orgânica
Destilação Fracionada e Cromatografia em Camada Delgada
Camila Theodoro das Neves, Juliana Pimenta Salles
Faculdade de Farmácia: Rua Mário Viana, 523, Santa Rosa, Niterói, RJ - CEP 24241000
Telefones: (21) 2629-9561 ou 2629-9564 ;Fax: (21) 2629-9563
E-mail: casfarmacia@vm.uff.br
DISCIPLINA: Química Orgânica Experimental V (Código: GQ00059)
PROFESSOR: Gilberto Alves Romeiro (gilbertoromeiro@ig.com.br)
CORRESPONDÊNCIA:
1. Camilatheodoro@id.uff.br
2. julianapsalles@gmail.com
Índice
Introdução 3
Definição 3
Aplicação 7
Experimental 8
Materiais e reagentes 8
Procedimento experimental 9
Resultados e discussão 10
Conclusão 16
Anexo 17
Bibliografia 18
Introdução
Definição
A) Destilação é um excelente método para purificação de um líquido. Um líquido contém átomos ou moléculas bem próximas, porém, móveis com energia variável. Quando as moléculas de um líquido se aproximam do limite da fase líquido-vapor, ele pode, se possuir energia suficiente, passar da fase líquida para a fase gasosa. Apenas as moléculas com energia suficiente para superar as forças que as mantém na fase líquida podem escapar para a fase de vapor.
Algumas moléculas presentes na fase gasosa acima do líquido podem, conforme se aproximam da superfície líquida, entrar para a fase líquida, fazendo parte, assim, da fase condensada. Ao fazê-lo, as moléculas cedem parte de sua energia cinética, isto é, seu movimento é mais lento. Aquecimento do líquido faz com que mais moléculas entrem na fase gasosa; o resfriamento do vapor reverte esse processo.
Quando um sistema está em equilíbrio, moléculas escapam para a fase vapor e outras retornam à fase líquida. A extensão deste equilíbrio é medida como a pressão de vapor. Se o sistema mantém equilíbrio mesmo quando aumenta-se a energia, mais moléculas na fase líquida têm energia suficiente para escapar para a fase gasosa. Embora mais moléculas