Relacões economicas internacionais
RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS
Conteúdo
1. Conceitos pag. 02 2. Abordagens Analíticas do Comércio Internacional pag. 04 3. Políticas Comerciais – Protecionismo e Livre-Cambismo pag. 09 4. Organização e Institucionalização do Com.Internacional pag. 15 5. GATT e a OMC pag. 19 6. Integração Regional pag. 23 7. Integração Econômica pag. 26 8. Balanços de Pagamento pag. 36 9. Moeda, Câmbio e Sistema Monetário Internacional pag. 40 10. Sistema Financeiro Internacional pag. 51 11. Globalização pag. 56 12. Tributação do Comércio Eletrônico pag. 57 13. O papel das Aduanas nas Relações Econômicas Internacionais pag. 58
RESUMÃO - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS
1. CONCEITOS BÁSICOS
← Hoje, não só se compra ou se vende bens e produtos, mas, em função do desenvolvimento da economia internacional, são abrangidos serviços, tecnologia, movimentos de capitais e transferências unilaterais.
1.1. EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
Exportação: é a remessa de bens e serviços de um país para outro. Podem ser feitas exportações com ou sem cobertura cambial. Quando houver pagamento ou financiamento por parte do importador estrangeiro a exportação é com cobertura cambial, havendo entrada de divisas no país que exportou.
• As exportações sem cobertura cambial são aquelas em que não ocorre o pagamento em moeda estrangeira por parte do importador, não havendo, portanto, entradas de divisas para o país exportador.
Importação: é a entrada de bens e serviços em um país, com ou sem cobertura cambial, analogamente à exportação, desde que acarrete ou não em saída de divisas do pais. Havendo pagamento por parte do importador nacional será importação com cobertura cambial, e, caso contrário, a operação será considerada sem cobertura cambial.