Relacão do serviço social
O serviço social surge de emergência sobre Questões sociais do conjunto de desigualdade social,econômica e cultural, problemas da sociedade capitalista,entre o capital e o trabalho.
Nos anos de 1930 a 1945 coincidiu dois grandes fatos político-sociais:a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil).OS modelos importados não se enquadravam na realidade brasileira e fizeram com que o Serviço Social fosse assistencial,caritativo,missionário e beneficiente.
A partir de 1940, a questão social passa por grandes transformações,tendo como alvo a intervenção do Estado,por meio das políticas sociais publícas.Etre 1942 na ditadura de Vargas,é criada a Legião brasileira de Assistência_ LBA,primeira instituição assistencial de porte nacional.No ano de 1945 acompanham o desenvolvimento da tecnologia moderna,cientifica e cultural.
Conscientizando as necessidades de criar novas técnicas adaptando a realidade brasileira
O serviço social fundamenta sua teoria e ciências sociais,procurando capacitar o homem pra que lute,construa e contribua para as reformas sociais.
O I Congresso Brasileiro de serviço social em 1947 é o ínicio de uma tendência de valorização crescente dos encontros nacionais e relevadores dos debates e das polêmicas profissionais.
A profissão só regulamentada em 1957 no processo de avanços e recuos.Os profissionais exigiram-se especialização em pol´ticas sociais,planejamento,administração de serviço.
A profissão de Serviço Social requer formação universitária e inscrição nos Conselhos Regionais constituídos em todos Estados da Federação.
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CURSO – SERVIÇO SOCIAL 1° SEMESTRE PROFESSORA: SIGRID LIEBOLD Discente: Nikele Santos
RESUMO sobre a Trajetória do Serviço Social no Brasil: Surgimento como profissão
Nas décadas de 1920 e 1930 do século passado,o modelo