Relacoes sociais e humanas no processo educativo
RELAÇÕES SOCIAIS E HUMANAS NO PROCESSO EDUCATIVO
NOVA SANTA HELENA-MT
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
RELAÇÕES SOCIAIS E HUMANAS NO PROCESSO EDUCATIVO
Artigo Científico Apresentado á Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia e História.
NOVA SANTA HELENA
2014
RELAÇÕES SOCIAIS E HUMANAS NO PROCESSO EDUCATIVO
RESUMO
O processo educativo é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, as relações sociais e humanas têm influência direta no processo, a começar pela família, que pode facilitar ou dificultar as aquisições, mesmo que não intencionalmente. Ao começar, pela afetividade e inclusão social, essas concepções trouxeram muitos problemas para educadores e alunos, sendo o maior deles o descaso entre as relações. Devido ás mudanças na educação e aprendizagem estamos dando ênfase á educação formal e informal, pois a interação professor, aluno e família é o componente mais importante para o sucesso do ensino-aprendizagem. Sem que haja uma convivência positiva entre esses sujeitos não há uma aprendizagem de qualidade.
Palavras-chave: Educadores; Alunos; Família.
Introdução
As relações sociais e humanas têm influência direta no processo, a começar pela família, que pode facilitar ou dificultar as aquisições, mesmo que não intencionalmente. Trata-se de uma influência por meio de convívio, referente aos valores, hábitos e costumes. A criança, ao ampliar essas relações sociais para além da família, também recebe influência, pois age conforme o meio em que vive, cada pessoa responde e deseja fazer parte do grupo ao seu redor. A diferença em relação a esse tipo de influência, é que se a sua personalidade já estiver com uma base sólida terá melhores condições de discernimento, podendo