Relacionamentos interpessoais
Os sentimentos positivos provocarão aumento da interação e da cooperação favorecendo a atividade. Atitudes que trarão resultados gratificantes. Os sentimentos negativos de assimetria e rejeição diminuem a interação, afasta e bloqueia a criatividade. Atitudes que comprometem a comunicação e a produtividade.
Tais sentimentos (positivos ou negativos) ocorrem devido a diferença entre os indivíduos. Quando forma-se um grupo cada um de seus integrantes traz a sua base interna de diferenças, isto é, seus conhecimentos, informações e opiniões. Sua forma de ver o mundo, valores, ética, atitudes, preconceitos e estilo comportamental. Essas singularidades provocam diferentes percepções, sentimentos em relação a mesma atividade de trabalho.
Atenção! Como as diferenças serão tratadas determina a modalidade de relacionamento entre os membros da equipe.
Quando as diferenças são aceitas e tratadas positivamente a comunicação flui, dar e receber feedback torna-se mais fácil, o rendimento da equipe é alto, nível de stress menor, clima organizacional saudável. Quando as diferenças são negadas ou suprimidas a comunicação é falha causando bloqueio das atividades, diminuição da criatividade, distorções das falas, fofocas, clima organizacional ruim.
Para que as atividades em grupo sejam satisfatórias é preciso que seus integrantes tenham Competência Interpessoal suficiente. Competência Interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relação ao outro de forma adequada a cada situação e suas