Relacionamento interpessoal
EMPRESA: KEFF DISTRIBUIDORA DE JÓIAS
1. TEMA: Relacionamento Interpessoal
2. TITULO: A Importância do Relacionamento Interpessoal nas Organizações.
3. INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido com o intuito de identificar os fatores favoráveis à manutenção de um bom nível de Relação Interpessoal, perpassando as organizações, clima organizacional e motivação. Observando que as organizações são compostas por pessoas, consideramos que para um bom andamento do trabalho e uma boa produção, é necessário que as pessoas estejam bem colocadas na organização, com oportunidades de crescimento e, principalmente, com satisfeitas com o trabalho que exercem, sendo esta empatia inerente a cada pessoa.
4. JUSTIFICATIVA
Justifica se a pesquisa pela necessidade da conscientização da importância do relacionamento interpessoal nas organizações. A gestão de pessoas precisa estar sempre alerta quanto ao comportamento dos funcionários de todos os níveis hierárquicos nos relacionamentos entre si e entre grupos, tendo em vista, as boas condições de trabalho dos indivíduos dentro das organizações.
É relevante este trabalho porque se ver a necessidade de serem observados pelas empresas que o relacionamento interpessoal saudável, que às vezes não encontra guarita dentro delas. Para Morgan (1996), “A natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas”.
Os relacionamentos interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. Mailhiot (1976), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma: “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.
Para outro psicólogo Schutz, o relacionamento interpessoal, trata de uma teoria das necessidades interpessoais: Necessidades de ser