Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal
O relacionamento, com o passar do tempo, em se tornado cada vez mais importante para se obter sucesso individual e coletivo. Por isso, muitos estudos foram e são feitos para tentar desvendar os segredos de um relacionamento saudável, seja ele, consigo mesmo ou com o próximo.
Para Gardner (apud GOLEMAN, 2001, p. 52),
A inteligência interpessoal é a capacidade de compreender as outras pessoas: o que é que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. As pessoas que trabalham em vendas, políticos, professores, clínicos e líderes religiosos bem sucedidos provavelmente são todos indivíduos com alto grau de inteligência interpessoal. A inteligência intrapessoal [...] é uma capacidade correlativa, voltada para dentro. É uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida.
O ideal para ter boas relações com outras pessoas é compreender-se primeiro, pois só assim é possível identificar as idéias e emoções dos outros e aceita-las também.
2.1 RELAÇÕES INTRAPESSOAIS Relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo e de ter um modelo útil e eficaz de si. Manifesta-se positivamente em pessoas possuidoras de boa auto-estima e capazes de boa interação.
Assim, a expressão intrapessoal é a nossa relação com os nossos sonhos, desejos, angústias, aspirações, emoções e tudo que se refere aos nossos próprios sentimentos, sejam eles, positivos ou negativos.
È a partir desses estímulos internos, que nos relacionamos com o externo. É da “conversa” que consigo ter comigo e do conhecimento real das