Rela O De Casos Concretos
Flávio defende a tese do Civil Law, pois, ele crer que a crucial fonte do Direito é a lei propriamente dita, já que as leis são criadas pelos legisladores e as organizadas em códigos, as interpretações faz-se de modo secundário.
Já Aline defende a tese do Common Law, pois, ela acredita que ele é representado em leis dos tribunais, assim fica expressa em decisões judiciais, além do sistema de precedentes judiciais há outras características do direito comum são os julgamentos por júris e a doutrina da supremacia da lei.
Logo após a queda de Roma, o Direito Romano continuou a ter a sua forte influência nos reinos pelos povos bárbaros em modo especial os germanos que adotaram, que uniram-se a eles seus costumes jurídicos. Ainda que o movimento levou a um declínio do direito propriamente escrito, diante na Baixa Idade Media o Direito Romano foi reencontrado.
O sistema que a tradição jurídica portuguesa adotou e consequentemente a tradição jurídica brasileira foi o sistema romano-germânico.
Caso Concreto 2
As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido ate então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a serem descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidos, confirmados ou desmentidas. Eram crenças de que o oceano era povoado por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada. Durante a expansão marítima foi o que possibilitou a descoberta do Brasil.
Uma variante do Direito Lusitano. No inicio da colonização do Brasil a aplicação do direito se deu por meio dos forais, eles eram responsáveis para solucionar os problemas locais. Houve uma divisão das capitanias hereditárias e aos donatários lhe foram competidas a função de poder judiciário no qual eles julgavam e condenavam quem