Rela Rio Osm
Conceito
Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa “fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. O termo outsourcing surgiu no final dos anos 1980 com a crescente tendência das organizações em transferirem seus sistemas de informação para provedores externos.
Histórico
No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.
Esta ideia está relacionada com o conceito de subcontratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final.
O outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.
Vantagens
A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade. Uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos. Além de aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.
A terceirização é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo a ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Motivo este que faz com que o outsourcing seja cada vez mais utilizado pelas empresas.
Outro ponto positivo do