RELA ES ENTRE LINGUAGEM E COGNI O HUMANA
A pesquisa realizada denota a ampla relação existente entre a linguagem e a cognição, bem como, o desenvolvimento desses itens de forma a caracterizar suas abrangências.A linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com o mundo que nos cerca e a dar sentido a esta realidade.
Silvia Lane, autora que estuda e trás essa relação estabelecida entre homem e mundo se da pela mediação simbólica pela realidade. Desde o momento em que nascemos apresentamos características diferenciadas de outras espécies, um bebe consegue se comunicar por meio do choro, de olhares, de gestos e de balbucios que são compreendidos por aqueles que estão por perto. Esta vantagem é descrita como capacidade cognitiva de pensar e transmitir idéias e sentimentos por intermédio da linguagem.
A cognição é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vivem, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre à percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na memória. A psicologia cognitiva afirma que é um processo de grande influência no comportamento, além de ser esse fenômeno que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem. Toda a informação vinda do meio, através da captação dos sentidos, é adequada e convertida, tendo o seu efeito adaptado, para que possa fazer parte dos parâmetros perceptuais de ambiente. O ser humano sem a cognição não resistiria, por exemplo, às grandes perdas. A dor da perda é uma reação cognitiva intensa para preservar e controlar os impulsos, a fim de que haja uma recuperação mais rápida. A relação existencial é vinculada com a realidade interna, permite desta forma, tomar decisões com base em dados convertidos pela nossa própria interpretação