rela antonio
Introdução
Os Motores de Passo são dispositivos eletromecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares, denominados “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada sequencia nos terminais deste. A rotação de tais motores e diretamente relacionada aos impulsos elétricos que são recebidos, bem como a sequencia a qual tais pulsos são aplicados reflete diretamente na direção a qual o motor gira. Eles podem ser usados em aplicações onde e necessário controlar vários fatores tais como: angulo de rotação, velocidade, posição e sincronismo. O ponto forte de um motor de passo não e a sua forca (torque), tampouco sua capacidade de desenvolver altas velocidades, mas sim a possibilidade de controlar seus movimentos de forma precisa.
Aplicações
Aplicações destes motores são encontrados em impressoras de jato de tinta, máquinas com controle numérico (CNC) e bombas volumétricas.
Há três tipos básicos de motores de passo: imã permanente, relutância variável e híbrido.
Os motores de imã permanente possuem um rotor magnetizado ou de imã permanente.
Motor Híbrido: Este tipo de motor mistura a mecânica mais sofisticada do motor de Relutância Variável com a potência do ímã permanente no eixo, dando um torque maior com maior precisão nos passos, que podem variar entre 3,6° e 0,9° graus, contra 7,5° a 15° graus para o de ímã permanente.
Motor de Relutância Variável: Os motores de relutância variável possuem de 3 a 5 bobinas conectadas a um terminal comum. O eixo do motor é feito de ferro, e não contém um ímã, onde o campo magnético é formado pela energização das bobinas para alinhar o eixo. A grande diferença desse tipo de motor é fato de não haver um