Rel ANIN
Determinar a quantidade de Sódio e Potássio nas amostras analisadas (Refrigerante de cola comum; Refrigerante de cola light; Bebida repositora hidroeletrolítica; sal de cozinha comum; sal de cozinha light) a partir de curvas de calibração, e comparar os valores obtidos com os esperados, analisando a relação dos mesmos com a ingestão destes alimentos por indivíduos com hipertensão e insuficiência renal. Analisar e discutir as vantagens e limitações da técnica de fotometria em chama.
2. Descrição das amostras
3. Materiais
4. Procedimentos
Preparo de amostras
Refrigerante de Cola comum: Diluiu-se 10 ml da amostra previamente desgaseificada em balão volumétrico de 50,00 ml com água Milli-Q.
Bebida repositora hidroeletrolítica: Diluiu-se 1 ml da amostra em balão volumétrico de 50,00 ml com água Milli-Q.
Refrigerante de Cola de baixa caloria: Diluiu-se 4 ml da amostra previamente desgaseificada em balão volumétrico de 50,00 ml com água Milli-Q.
Sal Light: Pesou-se quantitativamente 0,1000 g de sal de cozinha Light, dissolve-se e diluiu-se em balão volumétrico de 100,00 ml com água Milli-Q.
Sal comum: Pesou-se quantitativamente 0,1000 g de sal de cozinha comum, dissolve-se e dilui-se em balão volumétrico de 100,00 ml com água Milli-Q.
Preparo de padrões
Preparou-se um padrão misto de Na-K 100 mg/L, diluindo 10 ml de uma solução estoque de Na 1000mg/L e 10 ml de uma solução estoque de K 1000mg/L em um mesmo balão de 100,00 ml.
A partir da solução acima, preparou-se padrões nas concentrações de 1, 2, 5, 10, 15, 20 ml em baloes volumétricos de 100,00 ml.
Calibração
Ajustou-se o equipamento para sensibilidade I em K e II em Na, com resolução 1.
Zerou-se o equipamento com água Milli-Q e ajustou-se a sensibilidade próxima de 15 com o padrão de 20 mg/L.
Leitura
Fez-se a leitura fotométrica das amostras e dos padrões, limpando a câmara de nebulização com água Milli-Q entre cada leitura.
5. Leituras obtidas
Concentração (mg/L)
Leituras
Emissão de Na