Reipes
Aos 15 anos compôs suas primeiras obras: Três quartetos de cordas e um concerto para piano, q foi o seu passo principal para q o príncipe Maximiliano II leva-se ele para Viena para ampliar sua formação musical e encontra Mozart, mas o falecimento de sua mãe fez q ele volta-se três meses depois.
Depois do ocorrido Beetoven teve q dar aulas de piano para jovens burgueses para sustentar seus dois irmãos mais jovens, mesmo com tudo isso, aos 20 anos ele compôs seus dois primeiros encargos oficiais: Duas cantatas, uma pela morte de Maximiliano II e outra pela subida ao trono de Leopoldo II.
Em 1792, o célebre compositor Joseph Haydn visitou Bonn, e foi e Haydn, impressionado, propôs que Beethoven se mudasse para Viena para que pudesse ser seu aluno.
Ainda em 1792, Beethoven instalou-se em Viena para tornar-se aluno de Haydn, tendo sua estância na capital da música financiada por Leopoldo II.
Recebeu aulas de forma irregular, pois Haydn estava no auge de sua carreira e tinha de sair da cidade frequentemente, para atender às solicitações. Apresentado a Beethoven. Beethoven mostrou-lhe algumas de suas obras,
A relação entre os dois é tensa, devido a suas diferenças musicais. Embora Haydn reconhecesse o talento de seu aluno, Haydn não compreendia a música de Beethoven (De um modo geral, a música de Beethoven não era compreendida por ninguém em sua época, devido ao seu caráter quase romântico.). Beethoven também estava descontente devido a pouca atenção de seu mestre para com ele. Assim, em 1974, Beethoven aproveitou-se de uma viagem de Haydn a Londres, Beethoven procurou um novo mestre: O contrapontista Georg Albrechtsberger.