Reino plante
“A parte da biologia que estuda as plantas denomine-se BOTÂNICA”
O Reino Plantae é constituído por seres eucariontes, autótrofos, fotossintetizantes (a base de água), pluricelulares e com diferenciação tecidual.
São as plantas que no mundo dos seres vivos desempenham um papel fundamental, constituindo a fonte de alimentação, direta ou indireta, de todos os seres vivos.
A maior parte das plantas é terrestres e para a maioria, a conquista da terra firme dependeu da evolução de raízes, com tecidos condutores especializados que fornecessem água para as partes aéreas. As plantas sem tecidos condutores são de pequeno porte e a movimentação da água se faz por difusão de célula á célula.
NOMENCLATURAS DOS GRUPOS: * As plantas são dividas em dois grandes grupos: * • criptógamas (cripto-escondido; gamae-gametas): para denominar plantas com estrutura reprodutora pouco visível. Exemplos: musgos e samambaias; * • fanerógramas (fanero-visível): plantas com estruturas reprodutoras bem visíveis. Exemplos: pinheiros, mangueiras, rosas e coqueiros.
As criptógamas são divididas em dois grandes grupos:
• briófitas: criptógamas que não possuem vasos especializados para o transporte de seiva; são plantas de pequeno porte. CICLO DE VIDA DE UMA BRIÓFITA
• pteridófitas: criptógamas que possuem vasos que conduz a seiva.
CICLO DE VIDA DE UMA PTERIDÓFITA
As fanerógamas são dividas em: gimnospermas (possuem sementes, mas não formam frutos);
CICLO DE VIDA DE UMA GIMNOSPERMA
angiospermas (possuem sementes abrigadas no interior de frutos).V
CICLO DE VIDA DE UMA ANGIOSPERMA
RESUMINDO!! Briófitas Avasculares Criptógamas Pteridófitas
Reino Plantae Gimnospermas Vasculares Fanerógamas Angiospermas
Histologia de Angiospermas: Uma planta adulta é resultante de uma série de processos de multiplicação, crescimento e diferenciação celular a partir do zigoto. A diferenciação conduz a formação