Reino plantae
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que distingue desses seres – são autotróficas. Como já vimos seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo de fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.
As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes à superfície da Terra.
Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolvem na agua. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdas como nas plantas. A partir dessas e outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais direta das plantas. Há certa de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece as plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega as grandes profundidades da água, e facilidade de trocas dos gases, devida à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.
Mas e quanto à presença da água, tão necessária a vida?
Ao compararmos o ambiente terrestre com o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a quantidade de água sob forma liquida é bem menor e