Reino Plantae
As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.
Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.
Características: - As sementes não são formadas em um ovário fechado. - Fecundação ocorre sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino. - Podem ser árvores ou arbustos. - São plantas lenhosas e muito comuns em regiões de climas frio e temperado. - As gimnospermas não produzem frutos. - Possuem sementes nuas, ou seja, sem fruto. - São plantas de vida terrestre. - Possuem folhas férteis, além de caule, raiz e flores. - As gimnospermas produzem grãos de pólen para o processo reprodutivo.
(Classificação científica:
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Gimnospermae Divisões:
Pinophyta (coníferas)
Cycadophyta (cicadáceas)
Ginkgophyta (ginkgo)
Gnetophyta (gnetófitas))
Tipo de reprodução: As gimnospermas possuem os estróbilos masculinos (microsporângios) e os estróbilos femininos, que podem ou não estar presentes na mesma planta.
Os estróbilos masculinos produzem os micrósporos por meio da meiose, passam por divisão mitótica e acabam por originar o pólen, que é o gametófito masculino. Os estróbilos femininos passam pelo mesmo processo, mas produzem os megasporângios, que são resultantes nos megásporos que formam o gametófico feminino,