Reino Plantae
Criptógamas: Briófitas e Pteridófitas
As criptógamas são as plantas que não produzem sementes, flores ou frutos, e que se reproduzem por meio de esporos, as estruturas produtoras de gametas são pouco evidentes.
Briófitas: As briófitas são as plantas de pequeno porte, a maioria não ultrapassa 20 cm de altura. Não possuem vasos condutores de seiva, portanto o transporte ocorre por difusão de célula a célula. habitam em locais húmidos e que não recebem luz direta do Sol. Não possuem raiz e caules “verdadeiros”, são constituídas e fixadas por filamentos chamados rizóides, caulóides e filóides.
A reprodução nas briófitas ocorre por alternância de gerações ou metagênese, ou seja, o ciclo possui uma fase sexuada e outra assexuada. A sexuada é produtora de gametas, e a assexuada de esporos.
Pteridófitas: foram as primeiras a apresentar vasos condutores de seiva, sendo criptógamas vasculares, possibilitando o porte elevado. Possuem raiz, caule e folhas. Mas em algumas plantas o caule é subterrâneo, denominado como rizoma. A maioria das pteridófitas são terrestres, e se localizam em locais úmidos e sombrios, e algumas são epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas sem causar danos, como exemplo, a samambaia.
Assim como as briófitas, a reprodução apresenta a fase sexuada, e outra assexuada.
Fanerógamas: Gimnospermas e Angiospermas
Fanerógamas são as plantas que produzem sementes, flores e frutos, onde os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, ou seja, as estruturas para reprodução são claramente visíveis.
Gimnospermas: As Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera. São árvores e arbustos de diversos tamanhos, com raiz, caule,