Reino monera
Os tipos morfológicos de bactérias:
Quanto à morfologia (forma), as bactérias classificam-se basicamente em três categorias: cocos, bacilos e espirilos.
Cocos
[pic]
São bactérias de forma arredondada, cujo tamanho, em geral, situa-se entre 0,2 e 5 micra de diâmetro. Apresentam-se isoladas ou formando colônias.
Segundo a quantidade de bactérias e sua disposição, as colônias são classificadas em: • Diplococos- colônia de dois cocos • Étrade- colônia de quatro cocos • Sarcina- colônia cúbica de oito ou mais cocos • Estreptococos- colônia de cocos em fileira • Pneumococos- colônia de dois cocos em forma de chama de vela • Estafilococos- colônia de cocos dispostos em cacho • Gonococos- colônia de dois cocos reniformes (em forma de rim).
[pic]
Bacilos
São bactérias em forma de bastonete, que medem, em regra, de 1 a 15 micra.
Espirilos
São bactérias que têm a forma de um bastonete recurvado. Os espirilos propriamente ditos, formam filamentos helicoidais. Já os vibriões, como o Vibrio cholerae, causador da cólera, são bactérias curtas, com espirais incompletas, e têm a forma de vírgula.
A reprodução das bactérias
[pic]
O principal tipo de reprodução nas bactérias é a reprodução assexuada, que ocorre principalmente por divisão simples ou cissiparidade: um indivíduo se divide originando dois outros iguais.
A reprodução sexuada é muito rara em bactérias. Algumas, no entanto, podem apresentar, por exemplo, um tipo de reprodução sexuada denominada conjugação. Nesse caso, duas bactérias aproximam-se e se unem, através de pontes citoplasmáticas. A "bactéria macho", então, injeta na "bactéria fêmea" parte de seu principal material genético. As duas bactérias separam-se e no interior da "bactéria fêmea" ocorrem recombinações gênicas. Em seguida, a "bactéria fêmea" divide-se e originas novas bactérias-filhas