Reino monera
1. Observe o esquema de uma bactéria:
a) Cite duas características do esquema que permite classificá-la como uma célula procariota. a) Ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas no citoplasma como mitocôndria, plastos, retículo endoplasmático e aparelho de Golgi.
b) Cite a organela da célula eucariota que executa a mesma função desempenhada por uma estrutura localizada na membrana plasmática bacteriana. Quem é essa estrutura? b) A organela é mitocôndria. Bactérias não possuem essa organela, porém têm invaginações na membrana plasmática, denominadas mesossomos, que contém enzimas da respiração celular.
c) Descreva um dos processos naturais que permitiriam a transferência de materiais genéticos dessa célula para outra preexistente. c) A transferência de material genético de uma bactéria para outra é realizada por reprodução sexuada, como, por exemplo, a conjugação, onde partes do DNA passam de uma bactéria a outra através de pontes citoplasmáticas denominados de pilus.
2. Um microbiologista tinha, em tubos de ensaio, culturas bacterianas de várias origens e, após alguns dias, notou que em cada um deles desenvolveu-se um grande número de bactérias que turvaram os tubos, como está indicado na figura 1. Com esses resultados e a observação microscópica, ele concluiu que havia quatro diferentes espécies de bactérias, com respirações: aeróbia, anaeróbia estrita, anaeróbia facultativa e microaerófila. As bactérias microaerófilas se desenvolvem bem apenas em ambientes com taxas médias de oxigênio, não suportando nem altas taxas desse gás nem a ausência dele. Já as anaeróbias facultativas se desenvolvem indiferentemente nos meios com e sem oxigênio. Em seguida, ele fez contagens das quatro populações bacterianas, pipetando amostras de vários pontos de cada tubo. Com os resultados, foi construído o gráfico da figura 2.
Com esses dados, responda: a) Classifique as bactérias dos