REINO FUNGI
Bolor e mofo, cogumelos, leveduras: Todos estes nomes se referem ao mesmo elemento biológico: fungos. São um tipo de vida extremamente poderosa pois conseguem brotar em paredes feitas com cal, conseguem digerir óleos, conseguem crescer dentro do frigorífico, mesmo a temperaturas muito abaixo de zero. Basicamente o que precisam é de umidade, detestam ambientes secos
ESTRUTURAS
• Os fungos possuem um corpo vegetativo chamado talo ou soma que é composto de finos filamentos unicelulares chamados hifas. Estas hifas geralmente formam uma rede microscópica junto ao substrato (fonte de alimento), chamada micélio, por onde o alimento é absorvido. corpos frutificantes ou esporângios (as estruturas reprodutivas que produzem os esporos).
TIPOS DE HIFAS
ESTRUTURAS E CARACTERISTICAS
• A divisão das hifas em células é incompleta, caso em que elas são chamadas de septadas e as barreiras divisórias são chamadas septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas asseptadas ou cenocíticas. Os Fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais. As hifas podem ser modificadas para produzir estruturas celulares altamente especializadas. Por exemplo, fungos que parasitam plantas possuem haustórios que perfuram as células da planta e digerem as substâncias no seu interior; alguns fungos que vivem no interior do solo capturam vermes e outros pequenos animais.
CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS
• Estão classificados em dois Filos:
1. Filo Mixomycota: são os fungos gelatinosos.
Também chamados de cenocíticos, sem hifas, que na fase vegetativa lembram as amebas. Apresentam reprodução sexuada, formando esporângio onde ocorre a meiose.
2. Filo Eumicota: os fungos verdadeiros.
2.1. Classe Phycomycetos: fungos unicelulares e filamentosos, sem corpo de frutificação ex. Gênero
Rhizopus sp
Phycomycetos
REPRODUÇÃO DOS PHYCOMYCETOS
A reprodução é sexuada a partir de micélios de sexos diferentes se encontram formando gametângios onde se fundem. Formam