REINO FUNGI
MINI APOSTILA SOBRE
CONCEITOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Obs: O texto desta apostila foi escrito de forma simplificada com o objetivo de tornar-se mais didático a usuários com poucos conhecimentos técnicos.
SITEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO
São softwares que atendem a uma determinada necessidade dentro das organizações. Podem ser produzidos em escala ou criados especialmente para atender às necessidades de uma determinada empresa. Os softwares específicos mais comuns são os de Folha de Pagamento, Contabilidade, Controle de
Estoque, Contas à Pagar/Receber, ERP (softwares que englobam toda a rotina administrativa e produtiva de uma empresa) etc
Hoje em dia, as empresas podem optar por softwares específicos acessíveis via
CLIENTE/SERVIDOR ou via WEB.
Nos softwares CLIENTE/SERVIDOR é necessário a instalação do programa cliente em toda estação que deseja utilizá-lo. Já os softwares acessíveis via WEB podem ser acessados de qualquer equipamento que possua um navegador (browser). Nesse caso, o acesso poderá ser realizado somente dentro da empresa (pela INTRANET) ou de qualquer lugar fora dela (EXTRANET) através da INTERNET.
Quando se possui um software específico dentro de uma empresa, nos deparamos com as seguintes operações básicas: o o o o o Parametrização – Definições básicas que o sistema necessita para operar.
Manutenção dos Cadastros – Rotinas de Cadastro, Alteração e Exclusão de registros, visando fazer do Banco de Dados um espelho perfeito da realidade.
Operações Específicas – Rotinas particulares de cada sistema.
Consultas e Relatórios – Extração de informações formatadas de dentro do Banco de
Dados
Acesso ao Banco de Dados / Utilização com o Office – Extração de informações de dentro do Banco de dados para uso com os aplicativos do pacote Office.
FASES DE UMA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
o Estudo dos processos atuais da empresa o Estudo da