Reino animal
Os animais distribuem-se por todos os ambientes do nosso planeta: agua salgada, água doce, e meio terrestre. Provavelmente evoluíram nos mares do Pré-Câmbrico. Embora a origem dos animais ainda não esteja completamente esclarecida, muitos biólogos admitem que evoluíram a partir de colónias de protista flagelados, provavelmente de protozoários. Muitos dos filos atuam ainda habitam os oceanos. O ambiente terrestre é o mais inóspito, pois poe sérios riscos de desidratação devido à perda de agua. Somente poucos grupos de animais, nomeadamente de Artrópodes e de Vertebrados que apresentam adaptações muitos especificas, tiveram sucesso nos ambientes terrestre.
Para a maioria das pessoas os animais mais familiares são os vertebrados, designação esta relacionada com a existência de esqueleto interno, caracterizado fundamentalmente pela presença de crânio e possuindo em muitos casos coluna vertebral. É de salientar, no entanto, que os vertebrados representam 5% de animais existentes. Os restantes 95% são animais desprovidos de esqueleto interno, que habitualmente se designam, no seu conjunto, por invertebrados, embora este termo não corresponda na atualidade a qualquer grupo sistemático.
Características gerais
De um modo geral, os animais apresentam um conjunto de características que os distinguem:
São organismos eucariontes multicelulares;
São heterotróficos. Obtêm o alimento por ingestão e realizam a digestão intracorporal, na sua maioria dos casos em cavidades ou sistemas de órgãos especializados;
Possuem diferenciação celular, com células especializadas em determinadas funções;
A maioria tem locomoção, no decurso do seu ciclo de vida, pelo menos durante algum tempo;
Muitos possuem um sistema nervoso que capta informações do meio e coordena essas informações, respondendo