Reiki
1 – A Pureza. Trata-se de um chakra físico e seu aprendizado está relacionado com o aprender a ter responsabilidade pelo uso e cuidado com o mundo material e com o corpo físico, superando a intolerância, os instintos, o egocentrismo...
2 – O uso correto dos sentimentos e emoções. Trata-se de um chakra emocional e, portanto, relacionado com a construção de uma Identidade pessoal e social saudável e emocionalmente equilibrada, no qual sentimentos como o ciúme e a inveja possam ser superados, assim como a possessividade, a cobiça e os medos intensos ou inconscientes.
3 – O uso do poder pessoal. Aprender a cooperar e liderar. É o chakra da razão, daí o seu aprendizado estar simbolizado na expressão “Liberdade com Responsabilidade”, superando sentimentos de arrogância, falta de humildade, fervor religioso ou ideológico ou a racionalidade excessiva.
4 – A tolerância e o discernimento. A lição deste chakra é a crença na Justiça divina e a vivência do Amor Incondicional que não espera nada em troca. É o chakra da confiança, da amizade, da tolerância e da flexibilidade. O altruísmo é o melhor caminho para expandi-lo.
5 – O valor da criatividade, da vontade de se transformar e do ensinar. A lição está em perceber o Infinito. É o chakra da imaginação criativa e da alteridade. Para expandi-lo é preciso superar a falta de comunicação interior e exterior, deixar de se importar com a opinião alheia, não ser duro ou insensível com aqueles que pensam e agem de forma diferente e buscar, através da Fé raciocinada, a Verdade e a Luz que ilumina.
6 – A inteligência (em outras palavras, a Sabedoria e não necessariamente o
Conhecimento). Aprender a projetar corretamente a mente para as formas superiores. Trata- se do chakra da comunhão ou da integração (religare). Para expandi-lo é preciso trabalhar nossa própria sombra – nossa irracional necessidade de julgar e punir o