Rei nabucodonosor
Nabucodonosor foi casado com a filha de Ciáxaces, o rei da Média. E foi sucedido no trono por seu filho Evil-Merodaque. Mas o rei ficou mais conhecido por seus feitos históricos, dentre eles:
Feitos
• Conquista do reino de Judá no ano de 587 a.C.;
• Construiu os jardins suspensos da Babilônia, que foi considerada uma das Sete Maravilhas do mundo antigo;
• Derrotou o exército egípcio que era governado pela faraó Neco II no ano de 605 a.C.;
• Realizou a reforma de templos religiosos;
• Manteve um cerco a cidade de Tiro por um período de 13 anos.
Nabucodonosor 2
Reinado de Nabucodonosor
O rei foi o responsável pela expansão do império Neo Babilônico através da conquista da Síria, Fenícia, Judeia, Arábia, Filístia, Amom, entre outros reinos. E muitos historiadores afirmam que até mesmo o império egípcio sucumbiu perante Nabucodonosor.
Ele também foi o responsável pela tomada de Jerusalém, e foi o responsável pela prisão de muitos de seus habitantes, em um episódio que ficou conhecido como a primeira Diáspora Judaica.
Também foi ele quem restabeleceu o sistema de irrigação de suas terras, restaurou os principais templos da Babilônia, e realizou a construção de muralhas duplas para proteção de sua capital e um muro ao norte dos rios Tigre e Eufrates.
Nabucodonosor 3
O Rei Nabucodonosor
Mas suas obras mais marcantes foram à construção dos jardins suspensos da Babilônia, que foram feitos para demonstrar todo carinho por sua mulher, a princesa Meda; e um Zigurate, que era uma torre-templo em formato de pirâmide, que tinha mais de 90 metros de altura, e fora até confundido com a famosa Torre de Babel.
E no ano de 562 a.C. morre o rei