rei na monarquia bisantina
3754 palavras
16 páginas
CAPÍTULO I1 CONCEITOS BÁSICOS
1.1 OBJETIVOS
O objetivo deste conteúdo é fazer uma síntese da história da probabilidade; distinguir eventos favoráveis de eventos possíveis; calcular a probabilidade de um evento; dar exemplos onde se aplica a lei da soma e da multiplicação; discriminar as situações que envolvem probabilidades condicionais e construir uma árvore de probabilidades.
1.2 INTRODUÇÃO: Um pouco da história da probabilidade
No mundo dos negócios como na vida em geral, muito do que fazemos não tem resultado certo. Então quando formamos opiniões ou tomamos atitudes, precisamos de estimativas para medir nossa incerteza. Como alguns exemplos na vida cotidiana, podemos estar incertos se devemos ou não promover uma liquidação, se existe congestionamento no trânsito para o aeroporto, se pode ocorrer pane no carro, se nossa oferta de pagamento será aceita, se haverá corte de energia, se existe vírus no software que acabamos de receber. As leis de probabilidade ajudam a tomar decisões.
Foi no século XVII, com os chamados jogos de azar, que surgiram os primeiros estudos de probabilidade. O primeiro trabalho escrito de que se tem notícia e que envolve a noção de probabilidade data de 1477. Trata-se de um comentário feito à Divina Comédia (Dante), onde há referências às probabilidades associadas aos vários resultados decorrentes do jogo de 3 dados.
Grandes nomes da história da matemática são responsáveis pela teoria das probabilidades: Blaise Pascal (1623-1662); Pierre de Fermat (1601-1665); Huygens(1629-1695); Isaac Newton (1642-1727); Jacob Bernoulli (1654-1705); Laplace (1749-1827), Byes (1702-1761); Kolmogoroff (1903-??) entre outros.
A teoria de probabilidades começou a se desenvolver através de dois problemas formulados por um jogador compulsivo, aliás conta a história que fazia parte do lazer de soldados gregos e romanos, jogar astrágalos (Osso do Tarso, cuja forma é quase cúbica,