Regulção do pH sanguineo
1169 palavras
5 páginas
Universidade Paulista – UNIPATIVIDADE
DE
FISIOLOGIA
Yara Alves de Araújo RA: B84DDC-0
São Paulo
2014
MECANISMO DE REGULAÇÃO DO pH SANGUÍNEO
A regulação do equilíbrio do íon hidrogênio é semelhante, em alguns aspectos, à regulação de outros íons no organismo. Por exemplo, para atingir a homeostasia, deve existir um equilíbrio entre a entrada ou produção de íons hidrogênio e a livre remoção desses íons do organismo. E, como é verdade para outros íons, os rins desempenham um papel-chave na regulação da remoção do íon hidrogênio. Entretanto, o controle preciso da concentração do íon hidrogênio no líquido extracelular envolve muito mais que a simples eliminação de íons hidrogênio pelos rins. Também existem vários mecanismos de tamponamento ácido-básico envolvendo o sangue, células e pulmões que são essenciais na manutenção das concentrações normais do íon hidrogênio tanto ao liquido extracelular como no intracelular.
O pH dos líquidos extracelulares e em especial o sangue é estreitamente regulado dentro de uma faixa que vai de 7,35 a 7,45.
Esta regulação é feita por pelo menos três sistemas diferentes:
Sistemas-tampão
A regulação pulmonar ou respiratória
A regulação renal ou metabólica
O pulmão atua na regulação da concentração de ácidos voláteis, mais especificamente, o ácido carbônico -H2CO3- componente ácido do sistema bicarbonato/ácido carbônico. O rim participa ativamente da regulação do pH através de mecanismos de :
Reabsorção de bicarbonato
Secreção de próton H+
Produção e excreção de amônia São quatro os principais sistemas envolvidos diretamente na regulação do pH sanguíneo:
Sistemas bicarbonato/Ácido carbônico principal
Sistemas Fosfato Mono e Dinásticos
Proteínas Plasmáticas