Regulação do bombeamento cardiaco
O coração em repouso pode bombear até 6 L.min-1 de sangue. Durante exercício intenso, esse volume pode multiplicar de 4 a
7 vezes. A quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto é chamada de Débito Cardíaco.
Quem controla a quantidade de sangue necessária para o corpo? Cada tecido do corpo controla seu próprio fluxo sanguíneo. O total desses fluxos retorna, por meio das veias, ao átrio direito. A quantidade que chega é então bombeada novamente para os pulmões e para todo o corpo.
REGULAÇÃO INTRÍNSECA PELO RETORNO
VENOSO
• Retorno Venoso: fluxo sanguíneo que retorna pelas veias ao coração • A quantidade de sangue bombeada por minuto é dependente do retorno venoso.
Mecanismo de Frank-Starling Capacidade do coração de se adaptar a quantidade de sangue que chega até ele! Dentro dos limites fisiológicos, o coração vai bombear todo o sangue que chegar até ele, sem represar as veias. Mecanismo de Frank-Starling Baseada na capacidade de todos os músculos estriados de, quando distendidos até o seu ótimo, se contrair com maior força. Quanto mais o músculo cardíaco for distendido durante o enchimento, maior será a contração, e conseqüentemente a quantidade de sangue bombeada para a aorta.
Regulação do ritmo do Coração pelo
Sistema Nervoso Autônomo Ampla enervação pelo sistema simpático e parassimpático (nervos vagos). O débito cardíaco pode ser aumentado em mais de 100% por estímulos simpáticos e reduzido a quase zero por descargas vagais
Regulação do ritmo do Coração pelo
Sistema Nervoso Simpático
• O SNS enerva (e influencia) tanto o átrio quanto o ventrículo
• Pode aumentar a freqüência cardíaca de 2 a 3x acima do mecanismo F-S, elevando os batimentos até 200 por min.
• Aumenta também a contração muscular e a pressão de ejeção.
• Um estímulo do Sistema Nervoso Simpático
(SNS) é ativado por estresse, ansiedade, excitação ou exercícios.
• Libera